terça-feira, fevereiro 06, 2007

Dentre os maiores o mais bravo!

Segundo esta lista hospedada na Wikipledia o Império Português figura dentre os maiores impérios geograficamente conquistados durante toda a História, é evidente que na lista não são julgadas a bravura dos nossos homens, as distâncias percorridas para as tais fabulosas conquistas, os povos hostis, as potências rivais.Enquanto Gengis Khan conquistava palnícies desertas Portugal ocupava Impérios, derrotava soberanos, convertia sub-continentes, toda essa obra partindo de um pequeno país com muito pouca gente mas gente muito forte.
É evidente que seria pretensão demais afirmar que os Portugueses teriam sido os mais bravos guerreiros da História, mas não o é dizer que se não são os mais bravos são iguais aos mais bravos, porquê maiores que nós não há, não houve, nem haverá!
Se não se contassem somente as terras mas sim os feitos Portugal seria o top de todas as listas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Largest_empires
"HERÓIS DO MAR NOBRE POVO!"

6 comentários:

acja disse...

Em resposta ao primeiro comentário, bastante perspicaz aliás, pode-se citar os Reinos do Congo, de Ndongo, de Matamba...
A destruiçâo do Império Monomotapa etc...
Sitiar um Impérioem toda a sua extensão como diz provocativamente o comentarista não se pode citar, mas de fato eram impérios seculares que dominavam muitas das àreas colonizadas por Portugal.

acja disse...

É verdade, mas não há mentira.
O "dividir para governar" foi muito bem ultilizado pela colonização, e de fato os impérios ruíram não?
E quem ficou a governar e ocupou a região?
Não há erro nem mentira.
Apenas uma vontadezinha de contradizer...

acja disse...

Outra nota, em Moçambique o Império de Gaza foi militamrmente vencido, efetivamente, para sua tristeza, tendo a sua capital Mandlakasi sido destruída em 1895.

acja disse...

Não importa o método como foram conquistados os impérios em questão, nem mesmo se vc crê q seriam eles ou não impérios, devido ao número pequeno de Portugueses foram usados mecanismos políticos e não militares principalmente, o q não tira o mértio português,nem mesmo a glòria da conquista.
Creio q Mandlakasi foi vencido por Mousinho, creio eu...
Quanto a Venezuela, coitadinha, já sofre bastante com o Chavéz, não precisa do Brasil;;;

acja disse...

De fato ocupou, se eram tribos espalhadas ou se eram um impérios homogêneos não importa o q importa é q eram tidos como impérios e foram de uma forma ou de outra ocupados por Portugal.

acja disse...

Haja paciência!
Não fui eu quem nomeou de Império os dominios africanos.
Basta desta discussãom, já proveui estar certo e o senhor continua a teimar e formular teorias.