quarta-feira, julho 06, 2005

Alemanha destrói memorial às vítimas do comunismo em Berlim .

O Memorial de Berlim que homenageava as centenas de vítimas do regime comunista foi demolido por ordem judicialO terreno era particular e o dono o queria de volta.Na manhã desta terça-feira, um oficial de Justiça acompanhou a equipe de trabalhadores encarregada da demolição do Memorial do Muro. Com caminhões, guindaste e até uma escavadeira, a equipe iniciou a retirada das 1.065 cruzes de madeira e também a derrubada de um trecho de 120 metros do Muro de Berlim, que havia sido reconstruído em um terreno bem perto do famoso Checkpoint Charlie, ex-posto fronteriço entre Leste e Oeste, por onde estrangeiros e diplomatas tinham que passar para poder entrar em Berlim Oriental.E aquele trambolho para os judeus vítimas do nazismo?Continua firme e forte e ocupando milhares de metros quadrados, o governo alemão tinha a obrigação de fazer continuar o monumento ou muda-lo de lugar ,ao menos, demoli-lo foi assasinar novamente as vítimas do comunismo, esquecer sua luta contra os comunistas sanguinários e ofender a todos que tinham ceerceado o direito de ir e vir por aquele muro vermelho , aquela cortina de ferro , que aterrorisou gerações e marcou a História como um dos casos mais negros da História.

3 comentários:

Anônimo disse...

Para você é trambolho, mas para quem esteve lá, e para as suas famílias, é uma memoria. Mas quanto ao memorial ao comunismo, decida-se, ou há direito à propriedade privada, ou não há...

acja disse...

É óbvio q têm de haver direito a propriedade privada,sem esse direito teríamos uma sociedade anárquica, o q digo é q têm de haver respeito a memória dos assasinados pelos comunas, o memorial às vítimas do holocausto é venerado e tratado com toda a pompa, e quanto às vítimas do comunismo?E quanto aos judeus assasinados por Stálin?, que são mais do q dizem q Hitler matou.Há teorias q se opõe frontalmente a tese de q teria havido o Holocausto, por q o governo da Polõnia demoliu o sewu monumento ao Holocausto?Nunca ninguém fez-se ouvir a desmentir os assasinatos de Stálin.Diga lá ó Pathapisco , pq não consigo entrar no teu blog?Ele simplesmente não abre.

Anônimo disse...

Respostas: Nao sei porque nao consegue entrar no meu blogue. para mim ele abre. Se os Polacos demoliram o seu memorial as vitimas do holocausto, é porque sao nazis (isto é, anti-semitas, racistas, etc...), e lamentam que os alemaes tenham perdido a guerra. Isto eu sei, porque passei por lá e conheci um par. Sao mais ou menos como voce. De qualquer modo, os campos de exterminio estao lá, na Polonia, Checoslováquia, na Alemanha, por todo o lado, e se alguma vez passar pela Europa, talvez os possa visitar. Quanto a memoriais, vivo num país onde há um em cada canto. A maioria a vítimas do holocausto, outros tantos aos soldados russos que morreram a libertar este país dos nazis. Também há alguns as vítimas do comunismo, mas esses sao os que tem menos flores. Também, foram menos vítimas. Nao digo que nao deva haver memorial, mas em propriedade publica e suportado pelo estado, nao acha? Quanto a quantidade de judeus que, segundo voce e as suas fontes, Estaline matou: nao sei se foram mais ou menos que Hitler, mas nem um nem outro eram muito certos. De qualquer modo, conheco familiares de vítimas de um e de outro. Por isso, é-me igual.