quarta-feira, julho 06, 2005

Entrevista de José Hermano Saraiva.

O Site ECONAC traz uma sucessão de entrevistas , esta de José Hermano Saraiva, este gênio incorruptível e ilibado que traz dentro de si os valores de Ser Português , vejam a entrevista http://www.econac.net/Entrevista14.htm reproduzo trechos quanto a Salazar:A que se deve a sua admiração por Salazar?
Milhões de portugueses estiveram com esse homem, à excepção de uma pequena minoria. Salazar não era como estes de agora, que se encarrapitam todos para lá estar meia dúzia de meses. Ele não era nada democrata. A democracia quer dizer que o maior número tem razão. Alguém acredita nisto? Neste país de analfabetos, o maior número é de primatas e são eles que mandam.
Serviu o Estado Novo. Não se arrepende de nada?
Não. Quanto mais o tempo passa mais admiro Salazar. Conto-lhe uma história: numa altura em que Salazar estava doente com uma pneumonia, Supico Pinto disse-lhe que tinha uma excelente notícia: havia sido descoberto petróleo em Cabina. Salazar, debaixo da sua pneumonia, disse: “Só nos faltava mais essa. Estamos tramados!” Já sabia que isso ia atrair os americanos e a CIA. Foi isso que derrubou o regime.
Quando Salazar foi exonerado e substituído por Marcello Caetano, o senhor continuou como ministro da Educação. O antigo presidente do Conselho morreu sem saber que já não governava. Também fazia parte dos ministros que continuavam a ir a despacho?
Não. Sei que foi mandado de novo para o Palácio de S. Bento, sei que continuavam a chamar-lhe senhor Presidente, sei que se fazia uma triagem da imprensa que lhe permitiam ler. Ouvi dizer que dois terços do cérebro tinham sido destruídos por aquela hemorragia. Mas parece que andava, falava, via. Porém, nunca ninguém lhe deu a notícia de que já não era presidente do Conselho. E sobre CUNHALl:Foi líder de um partido que discutia a legitimidade do Governo constituído. Foi um líder coerente com as suas ideias, toda a sua vida ,A OBRA DELE FOI DESTRUIR PORTUGAL. Mas, pessoalmente, é um homem que merece toda a admiração. Salazar, nunca serás esquecido!Portugal está enfermo mas a tua doutrina está mais forte do que nunca!

Nenhum comentário: