terça-feira, agosto 23, 2005

Os fogos em Portugal, um ciclo vicioso.



Cerca de três mil bombeiros estão lutando para controlar pelo menos 25 focos de incêndio que permanecem fora de controle em Portugal, devastando florestas no país.Os incêndios já queimaram mais de 140 mil hectares, área pouco menor do que a do município de São Paulo. As áreas mais atingidas estão no centro do país, onde o fogo já ameaça o entorno de Coimbra, a terceira maior cidade de Portugal, este ano já morreram 11 pessoas decorrentes dos incêndios. O estado de emergência foi decretado na região, todas as regiões estão sob perigo.Vários países da União Européia já enviaram reforços para ajudar os bombeiros portugueses, cerca de 5 helicópteros e alguns aviões ajudam no combate .A obviedade a se dizer do caso é que isto é um ciclo vicioso que há 30 anos ocorre sem se findar, além de se enfrentar a maior seca desde 1945 Portugal sofre com a incompetência dos governantes que ao invés de se fazer o mais óbvio , prático e fá cil ficam nesta debilidade de combater o fogo.Não se fazem campanhas para alertar quanto aos perigos da imprudência com as matas e a punição mais rígida aos piromaníacos e aqueles que incendeiam criminosamente para lucrar com isso.Sem campanhas de prevenção isto nunca vai acabar, o governo é imóvel e o povo letárgico.Porquê em 1945 não houve incêndio igual?Porquê as pessoa se preocupavam com a terra em que viviam e não só em si, se preocupavam em limpar os campos e combater os incêndios numa demonstração de fraternidade, enfim , as pessoas eram mais trabalhadoras e menos individualistas.É mais um trrunfo da maldita Revolução.

2 comentários:

BastonadasNacionais disse...

É muito triste!

Cambada de chulos e de preversões do sistema em que os que lutam para combater o fogo são os principais beneficiados em que haja mais fogos, para receberem mais subsidios! Muitos bombeiros ganham mais no verão do que no resto do ano todo!

Lobbies, desde empresas de materiais contra incêndio, companhia de aviação, madeireiros, celulosicas, politicos corruptos, imobiliários... é a liberdade! Dá vontade de andar sempre de caçadeira a chumbá-los a todos!

acja disse...

Viva a liberdade!É o capitalismo e a incompetência aliados contra Portugal.E o q se faz , nada, não se previne, não adianta.