quinta-feira, abril 20, 2006

Uma versão católica de Franco.

Uma interessante opinião acerca do governo e da pessoa do General Franco, pela Organização católica Montfort.
"(...) Quanto ao General Franco, ele não foi nem o carrasco que os comunistas pintam, nem, muito menos o santo, que os direitistas descrevem. Ele era, em 1936, o General mais jovem do Exército espanhol, e não tinha fama de católico e monarquista. Pelo contrário, ao entrar em Sevilha, ele beijou a bandeira republicana, dizendo que queriam tirá-la da Espanha, e que ele não o permitiria. Depois que morreram os Generais Sanjurjo e Molla, Franco assumiu sozinho a liderança da guerra. Mas ele não apoiou os partidos e as tropas católicas dos tradicionalistas da Navarra, os requetés, preferindo dar todo apoio ao pequeno partido fascista da Falange.
Finda a guerra civil, Franco governou com os fascistas da Falange, que, como todos os fascistas, eram socialistas. Ele promoveu a "reconciliação" ao fazer o simbólico Valle de los Caídos, enterrando juntos os carrascos e assassinos comunistas e anarquistas com os mártires católicos. Ele foi ditador fascista e socialista, o que levou a Espanha a uma mentalidade nada católica, a ponto que, quando ele morreu, na Espanha, o anti comunismo estava praticamente morto. Depois das décadas de governo de Franco, não havia mais católicos prontos a morrer pela Fé, na Espanha.
Foi ele que "educou" o atual Rei da Espanha no liberalismo e na aceitação do socialismo. E hoje está no poder o comunista Zapatero , sem nenhuma reação séria do catolicismo espanhol.
Considero o general Franco um dos grandes responsáveis pela vitória pacifica do socialismo na Espanha, sem contar que ele levou muitos católicos ao fascismo, que é socialista.
Esperando ter ajudado a você me subscrevo,
In Corde Jesu, semper,Orlando Fedeli"

2 comentários:

acja disse...

Qualquer coisa.
Pronto, já disse.

acja disse...

Talvez seja realmente uma generalização, mas continuo com a opinião.