terça-feira, agosto 08, 2006

A Ponte Salazar faz 40 anos.

"À data da sua inauguração era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América. Passados quarenta anos, ocupa, agora, o 17º lugar, a nível mundial.
Das curiosidades desta grande obra, para além do vísivel por todos, podemos destacar duas, ter demorado menos 6 meses a construir face ao previsto e de o seu nome ter sido substituído para o nome 25 de Abril, em memória de uma revolução que nada contribuiu para a construção da ponte mas tudo fez para receber tais galões. Os tais "revolucionários" espoliaram o nome de baptismo da obra, de um regime com obra feita, patriota, nacionalista, bravo, que tudo fez para enaltecer e igualar a História já escrita desde Fundação de Portugal mas tais "revolucionários" em nada se assemalham a tais antepassados, tornam completamente microscópico tudo o feito desde 74, passando a ser denominados como os anões da liberdade.
Uns chamam-lhe Ponte sobre o Tejo, outros Ponte Velha, outros (vergonhosamente) Ponte 25 de Abril. Para mim e para muitos será sempre a Ponte Salazar."
Do "Portas do Cerco".

Já são 40 anos da maior obra pública Portuguesa em termos de engenharia da história de Portugal!
Em apenas seis meses a maior ponte suspensa da Europa (Portugal era ainda o primeiro em alguma coisa) e a quinta no Mundo, as quatro maiores ficavam nos E.U.A.
Nem mesmo a democracia que deveria, nos pretextos baixos dos seus defensores, trazer o progresso a Portugal conseguiu igualar tal feito, mas resolveu tal mazela, usurpando o nome do estadista maior da história Portuguesa e pondo o nome da revolução comunista na ponte.
As obras ficam.
E a História não se cala.

2 comentários:

acja disse...

Mas não é uma ponte suspensa.

acja disse...

E a Ponte Salazar continua sendo a mais alta.
Aliás, a Ponte Vasco foi feita em 98 senão me engano...
E a Salazar em 66.