quarta-feira, outubro 25, 2006

Portugal contra o Mundo.

Interessante relato da hostil campanha norte americana contra Portugal e contra o Império:
"
Foram as seguintes as acções Norte-Americanas contra Portugal:
Ultimatum, no começo de 1961, ao Presidente Salazar, transmitido pelo Embaixador Elbrick, para que concedesse a independência a Angola. Salazar ignorou o ultimatum.
Início em Março de 1961, da Guerra em Angola, com a invasão, impulsionada pelos E.U.A. ,do seu Noroeste. O resultado foram mais de cinco mil mortos, brancos, negros e mestiços.
Apoio, em Abril de 1961, da CIA à tentativa de golpe ( Botelho Moniz /Costa Gomes) contra Salazar e a favor da Independência de Angola. O golpe foi abortado para o que eu próprio contribuí.
Pressões do governo dos E.U.A., através do MAAG em Lisboa e do Embaixador Elbrick,para que os aviões F-84 G, que eu, como Sub-Secretário de Estado da Aeronáutica, tinha enviado para a guerra em Angola, regressassem à Metrópole. Mantive os aviões em Angola e depois em Moçambique."
Por Kaúlsa de Arriaga.
Há tempos participei de uma discussão sobre o tema e não encontrei esses dados para contrapor um dos muito adversários, não foi necessário, mas fez falta.
É verdade também que os EUA depois de Kennedy foram favoráveis a Portugal, mas poderiam ter sido mais, se não tivessem ido ter com Mário Soares em 73 para encabeçar um golpe democrático e tivesse, na vez disso, fortalecido e ajudado Portugal a passar da imposição da fase ditatorial do Estado Novo milhões de pessoas não teriam perdido membros, bens materiais e as vidas.

Nenhum comentário: