segunda-feira, dezembro 04, 2006

Viva São Francisco Xavier!


A Igreja celebrou ontem o dia de São Francisco Xavier, o célebre e nobre evangelizador nasceu perto de Pamplona, a 7 de Abril de 1506, descendia da nobreza e nasceu no castelo-solar da família Aguarês y Javier, filho de João de Jassu, Senhor de Xavier e Ydocin e D. Maria de Azpilcueta e Xavier.
Foi enviado pelo Papa Paulo III a serviços de Dom João III para o Oriente, nessa altura já havia sido influenciado por São Inácio de Loyola e cooperado na fundação da Companhia de Jesus, para servir como missionário da envangelização daquelas distantes paragens do Oriente.
Chegou a Goa em 6 de Maio de 1542 onde começou a desenvolver uma intensa atividade.Envangeliza os pescadores da Costa da Pescaria, Camorim, Manapar, Tuticorim, Cochim, Malaca, Molucas, Macassar e Ceilão. A 15 de Agosto de 1549 chega a Kagachima na costa meridional do Japão onde não conseque os seus objectivos.
Em Setembro de 1552 chega a ilha de Sanchoão a dez léguas de Macau, onde adoece gravemente minado por febres.
Na noite de 2 para 3 de Dezembro de 1552 entrega a almaa Deus o mártir numa humilde cabana de pecadores.Em 17 de Fevereiro de 1553 o seu corpo é transladado para Macau e daqui para Goa onde chega a 16 de Março de 1554, onde é recebido numa grande manisfestação de Fé .
A 25 de Outobro de 1605 é beatificado pelo Papa Paulo V e canonizado pelo Papa Gregório XV em 12 de Março de 1622; em Fevereiro de 1748 o Papa Bento XIV proclamou-o Padroeiro do Oriente.
O seu corpo está depositado numa urna de prata na Basílica de Bom Jesus na Velha Goa, a antiga capital de Goa.
É considerado pela Igreja o homem a evangelizar mais pessoas após São Paulo.

Nenhum comentário: