terça-feira, julho 24, 2007

O iberismo em voga, pela boca do comuna.


Página de abertura da edição de ontem do "El Pais"


Saramago considerou inevitável a união de Portugal e Espanha, tal como sucedeu entre 1580 e 1640, salvo as devidas diferenças. O diário espanhol "El Pais" não desvalorizou o assunto, e dedicou-lhe na sua edição de ontem as duas primeiras páginas do jornal.

As recentes declarações de José Saramago ao "Diário de Notícias", há uma semana, recolocaram na agenda as discussões sobre a possibilidade da união ibérica. "É mais uma fantasia de Saramago", considerou Duarte Nuno de Bragança, herdeiro da coroa portuguesa, contactado pelo "El Pais".

Saramago pode ter dito o que lhe pareceu óbvio ("Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha"), mas a verdade é que não é o único a dizê-lo nos tempos mais recentes. Numa entrevista a um semanário, o empresário Patrick Monteiro de Barros defendeu, há muito poucos anos, precisamente a tese da Ibéria e seus benefícios.

As relações actuais entre os dois países não se podem comparar às existentes no período anterior à entrada simultânea na União Europeia. A partir de 1986, os laços estreitaram-se rapidamente, sobretudo do ponto de vista da integração económica. "Há 1050 empresas espanholas em Portugal e 400 portuguesas em Espanha. O fluxo comercial ibérico é de 24 mil milhões de euros. Espanha é o principal cliente e fornecedor de Portugal", lembra Enrique Santos, presidente da Câmara de Comércio Hispano-Lusa.

Os portugueses, diz o "El Pais", alegam razões práticas, nada viscerais, para continuarem independentes. "Os portugueses têm Espanha que chegue.Os seus jovens mais pobres e dinâmicos cruzam a raia para trabalhar em Espanha. Os hotéis lusos recebem milhões de turistas espanhóis que compram desalmadamente nas suas lojas. Muitos têm maridos, mulheres e trabalhos espanhóis; os seus filhos estudam cada vez mais a língua espanhola; os bebés do Alentejo nascem em Badajoz".

Que dizer dum Português que vive na Espanha, ou vivia, apoiou a Revolução comunista e o assassinato de milhares de Portugueses e fez uma porcaria dum livro a maldizer Nosso Senhor?
É de se esperar, que idéias práticas surgam de tal mente repulsiva e má.
Desd 1143 os Portugueses lutam por sua pátria e Raça, tendo alguns obstáculos a serem removidos de tempos em tempos, provavelmente o neo-iberismo do capital de ocupação espanhol seja o maior, por agora... há tantos outros...

Nenhum comentário: