terça-feira, setembro 18, 2007

A paz com dos judeus com os cristãos em Jerusalem.

"Algumas semanas atrás, um alto clérigo greco-ortodoxo em Israel compareceu a um encontro em um escritório do governo no bairro Givat Shaul, em Jerusalém. Quando voltou para seu carro, um idoso com um solidéu veio e bateu na janela, Quando o clérigo abriu a janela, o transeunte cuspiu na sua cara.

O clérigo preferiu não prestar queixa à polícia e contou a um conhecido que estava habituado a levar cuspidas de judeus. Muitos clérigos de Jerusalém foram objeto de abusos desse tipo. Geralmente eles ignoram, mas algumas vezes eles não podem.

No domingo, ocorreu um tumulto quando um estudante rabínico cuspiu na cruz que o Arcebispo Armênio levava durante uma procissão próximo ao Santo Sepulcro na Cidade Velha. A cruz do arcebispo, do século XVII, quebrou durante a briga e ele deu um tapa no estudante.

Ambos foram interrogados pela polícia e o estudante rabínico será levado a julgamento. Enquanto isso, o Tribunal Distrital de Jerusalém proibiu o estudante de se aproximar da Cidade Velha por 75 dias.

Mas os armênios estão longe de ficarem satisfeitos com a ação da polícia e dizem que esse tipo de coisa vem ocorrendo há anos. O arcebispo Nourhan Manougian disse que espera que o ministro da educação diga alguma coisa.

"Quando há um ataque contra judeus em qualquer parte do mundo, o governo israelense fica furioso, então por que quando nossa religião e orgulho são feridos, eles não tomam medidas mais duras? pergunta.

De acordo com Daniel Rossing, ex-conselheiro para assuntos cristãos do Ministério de Assuntos Religiosos e diretor de um centro para o diálogo judaico-cristão em Jerusalém, tem havido um aumento no número de tais incidentes ultimamente, "como parte da atmosfera geral de falta de tolerância no país".


Evyatar diz que ele próprio levou uma cuspida quando caminhava com um bispo sérvio no bairro judeu, perto de sua casa. "Um grupo de estudantes rabínicos cuspiu na gente e o professor deles só ficou por perto olhando". "

http://www.midiaindependente.org/eo/blue/2004/11/294402.shtml


Do Mídia Independente.

Nenhum comentário: