domingo, março 30, 2008

Por ares e mares nunca dantes navegados.


"No dia 30 de março de 1922, quando os aviadores Arthur de Sacadura Freire Cabral e Carlos Viegas Gago Coutinho partiram de Lisboa para realizar um feito inédito: a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, voando num hidroavião até o Rio de Janeiro
A idéia de cruzar o Atlântico evoluiu junto com a amizade entre eles. Sacadura era um dos melhores aviadores portugueses e Coutinho era reconhecido pela competência como geógrafo e matemático.
Mas como a navegação aérea não era confiável, os aviadores usaram como guia uma série de navios, posicionados a cada 60 milhas.
Essa limitação tornava quase impossível um vôo entre Portugal e o Brasil. Mas foi exatamente nesse ponto que os portugueses se superaram. A partir de instrumentos marítimos, Gago Coutinho e Sacadura Cabral criaram um “sextante aéreo” e o corretor de rumos, tornando possível a navegação aérea.
Há exatos 86 anos, o hidroavião “Lusitânia” decolava ao lado da Torre de Belém.

“Seu Gago Coutinho.

Seu Sacadura Cabral

Que vindos de Portugal

Nas asas de um passarinho

Passaram o morro Corcovado

Todo mundo está espantado

Com o heroísmo português

Se acabou o nativismo

Sou irmão de vocês”



Cantiga popular criada no Rio de Janeiro em homenagem à chegada dos aviadores".



Artigo escrito por Douglas Cavallari de Santana, resumido para ser mais conciso no post. Publicado na seção Iscas Intelectuais - Lusófonas da página de Internet do comunicador Luciano Pires - www.lucianopires.com.br.

Na foto Sacadura Cabral, Santos Dumont e Gago Coutinho.

Nenhum comentário: