quarta-feira, junho 18, 2008

Cultura Portuguesa em destaque.

"O Brasil recebe pela primeira vez a exposição que reúne 141 relíquias da coleção do Museu Nacional do Azulejo, de Lisboa, uma das mais importantes em todo o mundo. Entre as peças, o visitante poderá entender a origem e a evolução dessa arte de revestimento decorativo, que em Portugal sofreu a influência do azulejar árabe e holandês.

A exposição abrange o período que vai do século 16 aos dias atuais e está apresentada de maneira cronológica para que o visitante possa perceber toda a originalidade da azulejaria. Além da importância histórica do acervo, os azulejos e cerâmicas-- painéis, vasos, travessa e balaustres mostram técnicas (ponta de diamante, enxarquetado e ponta de corda) e estilos distintos (barroco, rococó, neoclássico, art nouveau e art déco).

Entre as relíquias que se destacam pela importância histórico-artística estão o painel de azulejos do brasão dos Bragança, casa real de Portugal e do Brasil, de 1558; um rodapé com motivo de macacos, de 1565; os painéis com inspiração moura, dos séculos 16 e 17; e um mural em motivo floral, do século 17.

"As Coleções do Museu Nacional do Azulejo de Lisboa"
Galeria de Arte do Sesi - av. Paulista, 1313 - em frente ao metrô Trianon-Masp. tel.: 00/xx/11/3146-7405. Até 20/7. Ter. a sáb.: 10h às 20h Dom.: 10h às 19h. Grátis."



Extraído da Folha.




Nenhum comentário: