segunda-feira, junho 23, 2008

Lusa, a matriz portuguesa.


Visitei ontem uma das exposições de que falei anteriormente, visitei aquela que trata dos primórdios da civilização em Portugal, passa pela invasão maometana, pela gloriosa Reconquista até a época do Descobrimento do Brasil, 1500.
Situada em diversas salas e três andares do enorme e elegante Centro Cultural do Banco do Brasil a mostra nos traz muito, abrigando cerca de 40 tesouros portugueses inestimáveis.
A sensação de reverência é inevitável, ao se contemplar com que tamanha perfeição a palavra "tesouro" se veste para descrever algo material, como o elmo do Príncipe Perfeito em excelentes condições, ou ainda um colar de ouro lusitano, este acima, ou o antiquíssimo e gigantesco guerreiro de granito, com suas armas e escudo celtas... havia ainda mosaicos romanos com mais de cinco metros de largura e três de comprimento, imagens sacras e uma réplica da espada do Condestável, muito bem lembrado!
Foi realmente um grande passeio, e mais feliz fiquei por ver que dezenas e dezenas também estiveram na cerca de hora e meia que permaneci.

Nenhum comentário: