domingo, agosto 24, 2008

A Bienal.

Como nas últimas 3 ou 4 edições fui à Bieal do Livro, fui uma única vez esse ano.
Para mim a presença do escritor do 1808 deu um tom negativo a ida... me irrita a descrição do livro que chama a Dom João de medroso e a corte de corrupta... apesar de presumivelmente maçom Dom João foi um Rei, e merecia melhor tratamento... é incrível que dentre tantas obras esta tenha sido a mais bem recebida pelo público.
Também estava o cartunista Maurício de Souza e uma legião de seguranças com ele.
Para mim não foi das mais proveitosas edições, evidentemente as minhas atenções estavam voltadas para as obras portuguesas, ou que dissessem respeito a fatos relativos aos portugueses, no entanto apenas um tímido stand representava Portugal, e possuia obras sobre paisagens, literatura estrangeira clássica e com preços impraticáveis em comparação com as editora brasileiras e Saramago, ou seja nada de interessante.
Fato vergonhoso, nem mesmo o governo foi capaz de marcar presença, ou auxiliar qualquer editora de peso para tal, não compreendo o desinteresse, especialmente no ano do bicentenário da vinda da família real e tendo o assunto adquirido boa proporção midiática, para um país geralmente ingrato com a História como o Brasil.
Havia uma grande área espanhola, onde predominavam livros infantis em espanhol.

Nenhum comentário: