sexta-feira, janeiro 20, 2006

Timor Leste, a liberdade custou a vida à 180 mil.

Cerca de 180.000 pessoas morreram de fome ou doença no Timor Leste durante a ocupação da Indonésia que durou 24 anos. As informações são de um relatório produzido pela Comissão de Recepção, Verdade e Reconciliação do Timor Leste.
Segundo reportagem da BBC, o documento, que ainda não foi divulgado oficialmente, relata os abusos dos invasores assasinos indonésios, incluindo o uso da fome como arma de guerra. Os relatos incluem fome, estupros, tortura e execuções.As piores ofensas a dignidade humana.
O relatório demorou três anos e meio para ser compilado e tem 2,5 mil páginas. O documento será entregue na sede das Nações Unidas em Nova York nesta sexta-feira, pelo presidente do Timor, Xanana Gusmão.
Gusmão recebeu uma cópia há meses, mas se mostrou relutante a torná-la público. Há relatos de que o relatório também critica as táticas utilizadas pela resistência timorense, liderada por Xanana Gusmão, a qual se errou foi no afã de se ver livre do bandido islamita indonésio inimigo do timorense e de sua cultura católica e língua Portuguesa.
O território do Timor Leste ganhou independência depois de um referendo patrocinado pela ONU, em 1999, que gerou absurdamente ondas de violência generalizada.OBRIGADO CAPITÃES DE ABRIL POR TEREM LIBERTO TIMOR!

Nenhum comentário: