Cerca de 180.000 pessoas morreram de fome ou doença no Timor Leste durante a ocupação da Indonésia que durou 24 anos. As informações são de um relatório produzido pela Comissão de Recepção, Verdade e Reconciliação do Timor Leste.
Segundo reportagem da BBC, o documento, que ainda não foi divulgado oficialmente, relata os abusos dos invasores assasinos indonésios, incluindo o uso da fome como arma de guerra. Os relatos incluem fome, estupros, tortura e execuções.As piores ofensas a dignidade humana.
O relatório demorou três anos e meio para ser compilado e tem 2,5 mil páginas. O documento será entregue na sede das Nações Unidas em Nova York nesta sexta-feira, pelo presidente do Timor, Xanana Gusmão.
Gusmão recebeu uma cópia há meses, mas se mostrou relutante a torná-la público. Há relatos de que o relatório também critica as táticas utilizadas pela resistência timorense, liderada por Xanana Gusmão, a qual se errou foi no afã de se ver livre do bandido islamita indonésio inimigo do timorense e de sua cultura católica e língua Portuguesa.
O território do Timor Leste ganhou independência depois de um referendo patrocinado pela ONU, em 1999, que gerou absurdamente ondas de violência generalizada.OBRIGADO CAPITÃES DE ABRIL POR TEREM LIBERTO TIMOR!
sexta-feira, janeiro 20, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário