domingo, fevereiro 26, 2006

O entrudo corrompido.

Antigamente havia uma festa cristã de origens longínquas, o entrudo.Comemorava-se com alegria e simplicidade, camaradagem e inocência a vinda da Quaresma e da nova vida que a Páscoa traz.O Carnaval originário tem início nos cultos agrários da Grécia, de 605 a 527 a.C. Com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e produtividade do solo.
O Carnaval Pagão começa quando Pisistráto oficializa o culto a Dioniso na Grécia, no século VII a.C. e termina, quando a Igreja Católica adota a festa em 590 d.C.
Inicialmente a Igreja combatia a festa pelo seu caráter libertino e pecaminoso, quando da aceitação e incorporação da festa ela servia de escape para a seriedade e ordem do catolicismo.No Brasil onde há o Carnaval mais famoso e ilógico do mundo ele deriva da época da colononização quando o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641 com colonos açoreanos e madeirenses. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma , passou a fazer parte do calendário religioso, indo do Sábado Gordo à Quarta-feira de Cinzas.Hoje o Carnaval do Brasil de cristão nada têm, nos desfiles são frequentes as homenagens às ridículas entidades místicas africanas, a nudez total e as visôes políticas podres, ofendendo o cristianismo e o povo europeu em especial os Portugueses chamando-os de invasores e ladrões.O Carnaval hoje è uma festa prostituta onde se vendem as idéias mal concebidas do Brasil negròfilo e os ideais torpes do brasileiro de hoje e tudo isso ao vivo na televisão.É uma época de bêbados, promiscuidade, crimes e banalização da vida.Definitivamente, o entrudo foi corrompido.Ao menos o Saady nos mostra algo de belo do Carnaval.http://saadyroots.blogspot.com/

2 comentários:

acja disse...

Nossa sociedade está ruindo.
Creio q o amigo é otimista demais, a sociedade já está em ruínas há muito.

acja disse...

Um abraço Rodrigues.