
Em resposta a um e-mail de um angolano a perguntar sobre as consequências benéficas ou não da colonização Portuguesa no Mundo o representante da "Associação Cultural São Luis de Montfort" Orlando Fedeli define a colonização Portuguesa ao menos no seu início como obra divina:
"Nosso Senhor Jesus Cristo ordenou aos Apóstolos: "Ide, e ensinai a todos os povos, batizando-os em Nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo". (Mt 28,19) Os Apóstolos -- e os católicos -- tem então a obrigação de difundir a Fé. Quando um povo impede, pela força, que os apóstolos preguem a Fé, as nações católicas têm o dever de proteger com a força os Apóstolos para que eles cumpram seu dever de salvar as almas. E foi isso que justificou a colonização católica no século XVI.
As grandes descobertas lusas nos séculos XV e XVI foram providenciais. Quando o demônio roubou da Igreja os povos germânicos por meio da Reforma protestante, Deus compensou essa perda chamando à verdadeira Fé os índios da América e os povos da África e da Ásia. Só a graça de Deus explica como um povo tão pequeno como o português pode difundir a Fé por todo o mundo tendo tão poucos habitantes e tão pouca força. Portugal, no século XVI fez uma obra extraordinária .(....)"
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=historia&artigo=20060310045248&lang=bra